Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa
Mestrado Integrado em Arquitectura
Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura
Professor: Luís Romão
Turma B
2° Semestre 2019/20
Ana Rita Vieira
N° Mecanográfico: 20171167
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AULA 4
✔ Introdução de comandos no autocad para a reprodução de sólidos platónicos em 3D.
✔ Realização de sólidos como o hexaedro, o tetaedro, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro.
✔ Começamos por abrir o autocad numa nova página e desligar o Dynamic Input (F12);
CUBO
⚬ Para planificar o cubo, escrevemos na linha de comandos, o comando POLYGON (que vai nos pedir o número de lados) que são 4; (a identificação da aresta) Edge;
o 1° ponto da aresta com as coordenadas 0,0 e o 2° ponto com as coordenadas 1,0 e obtemos um quadrado.
⚬ Para visualizarmos melhor o quadrado, passamos o modo de vista para X-RAY e o comado 3DORBIT;
⚬ Com o comando REGION selecionamos as 4 linhas que fizemos para torná-la numa superficie, uma das faces do cubo;
⚬ Fazemos COPY da face que obtivémos, para cada uma das arestas dessa face e mais uma para o topo do cubo para quando o construirmos;
⚬Mudamos de plano - UCS X com 90° para fazermos a rotação de uma das faces, utilizando o comando ROTATE - 90°(selecionando o ponto onde queremos fazer a rotação)
⚬ Para as restantes faces utilizamos o mesmo método; ROTATE(90°)para a face oposta; Mudamos de plano outra vez - UCS Y (rotação em y) com 90° ; ROTATE 90° numa das faces; repete-se o comando ROTATE -90° e outro ROTATE com -90° na última face;
⚬ Para finalizar utilizamos o comando Surfsculp para construir a entidade, o cubo; selecionando todas as faces. Para mudar o modo como visualizamos o cubo, no comando 3DORBIT carregando no lado direito do rato, no Visual Styles escolhemos o modo que queremos.
TETAEDRO
⚬ Para fazermos um tetaedro sabemos que é constituído por triângulos equiláteros com 4 faces. Abrimos outra página de autocad.
⚬ Utilizando o mesmo método para planificar o cubo, com o comando POLYGON, o triângulo tem 3 lados; EDGE (a identificação da aresta); o 1° ponto com as coordenadas 0,0 e o 2° ponto com as coordenadas 1,0.
⚬ Fazemos REGION da entidade e um MIRROR da face para duas das arestas, ficando com três triângulos. Com o comando LINE criamos uma linha auxiliar, no ponto de origem as coordenadas @0,0,1 .
⚬ Mudamos de plano- UCS em que X fica num dos vétice dos triângulos e Y na mesma posição que a linha auxiliar. Fazemos uma circunferência que circunscreve dois dos triângulos, voltamos ao ucs principal- UCS W e repetimos o mesmo com a outr face.
⚬Fazemos MIRROR dessa mesma circunferência. Fazemos ALIGN de um dos triângulos com o ponto de interseinterseçã das duas circunferências.
⚬ Com ERASE:ALL REMOVE eleminamos tudo menos duas das faces. Utilizamos o ARRAY CLASSIC, selecionando o objeto e o ponto do vértice da pirâmide. Por último utilizamos o SURFSCULP.
OCTAEDRO
⚬ Para fazermos um tetaedro sabemos que é constituído por triângulos equiláteros e duas pirâmides cuja base &ecute; um quadrado.Utilizando o mesmo método para planificar o cubo, com o comando POLYGON, tem 4 lados; EDGE (a identificação da aresta); o 1° ponto com as coordenadas 0,0 e o 2° ponto com as coordenadas 1,0.
⚬ Criamos uma linha auxiliar com o comando LINE com as coordenadas @0,0,1 . Mudamos de plano, em que X fica no vértice do quadrado e Y na mesma direção que a linha auxiliar; com o comando CIRCLE fazemos duas circunferências com 1 de diâmetro, para nos ajudar a construir o ponto do topo da pirâmide.
⚬ Voltando ao plano inicial - UCS W , com o comando 3D POLY selecionamos os 3 pontos, sendo o 3° o ponto de interseinterseção das duas circunferências, e fechamos - C (close), originando as linhas da primeira faces. Com o comando REGION selecionamos a entidade e ficamos com uma das faces.
⚬ Com o comando ERASE : ALL e R de referência (selecionamos a entidade) eleminamos tudo e ficamos só com a face.
⚬ O comando ARRAY CLASSIC selecionamos as opções e obtemos a primeira pirâmide
⚬ Para obtermos a segunda pirâmide mudamos de plano- UCS X com 90° e fazemos o MIRROR. Voltando ao UCS principal- UCS W, utilizamos o comando SURFSCULP selecionamos toda a entidade.
DODECAEDRO
⚬ Para fazermos um dodecaedro sabemos que é constituído por pentágonos e doze faces.Utilizando o mesmo método para planificar o cubo, com o comando POLYGON, tem 5 lados o pentágono ; EDGE (a identificação da aresta); o 1° ponto com as coordenadas 0,0 e o 2° ponto com as coordenadas 1,0.
⚬ Fazemos REGION do pentágono e MIRROR da face, ficando com duas faces que vão nos dar o vertice de interseinterseção,sendo uma delas uma face auxiliar.
⚬ Com o comando X-LINE: ANG passamos uma linha numa das arestas do pentágono e o comando LINE @0,0,1 uma linha perpendicular ao vértice de um dos pentágonos, ficando com duas linhas auxiliares.
⚬ Mudamos de plano - UCS em que X fica no ponto de intervenção do pentágono e Y na mesma direção que a linha auxiliar. Fazemos uma circunferêcia em que o Midpoint é o ponto de intervenção do pentágono, utilizando o comando CIRCLE.
⚬ Voltando ao ucs principal- UCS W , fazemos MIRROR da circunferêcia em que uma das extremidades toca o ponto do vértice dos 3 pentágonos com o mindpoint desse mesmo pentágono. Com o comando ALIGN vamos alinhar a face que não é auxiliar ao ponto de interseinterseção das duas circunferências, utilizando 3 pontos.
⚬ O comando ERASE:ALL ficamos só com duas faces, a não auxiliar(a face em que fizemos align) e a face fixa, a face inicial.
⚬ Com o comando CIRCLE: 3P fazemos uma circunscrita na face do pentágono inicial.
⚬ O comando ARRAY CLASSIC as opções: em que nos pedem para selecionar o objeto, carregamos na face não auxiliar e no centro da circunferência da face inicial.
⚬ Copiamos o objeto que originámos para o lado e fazemos ALIGN desse mesmo objeto, o objetivo é colar as metades.
ICOSAEDRO
⚬ Para fazermos um icosaedro sabemos que é constituído por um conjuto de pirâmides pentágonais.Utilizando o mesmo método para planificar o cubo, com o comando POLYGON, tem 5 lados o pentágono ; EDGE (a identificação da aresta); o 1° ponto com as coordenadas 0,0 e o 2° ponto com as coordenadas 1,0.
⚬ Repetimos o comando POLYGON, 3 lados, EDGE (a identificação da aresta), e selecionamos os pontos onde queremos fazer o triângulo (uma das arestas do pentágono). Fazemos uma linha auxiliar perpendicular num dos vértices do pentágono, com o comando LINE @0,0,1 .
⚬ Mudamos de plano - UCS em que X fica no vétice do triângulo e Y na mesma posição que a linha auxiliar que fizemos. Com o comando CIRCLE fazemos uma circunferência.
⚬ Voltamos ao ucs principal- UCS W ,para mudarmos outra vez de UCS; Mudamos de plano- UCS fazendo o mesmo passo que fizemos no outro triângulo; e fazemos uma segunda circunferência.
⚬ Com o comando 3D POLY vamos criar um triângulo, cujo os 2 primeiros pontos são os dois vértices do triâangulo em que fizemos a segunda circunferência e o 3° ponto é o ponto de interseinterseção das duas circunferências. Quando chegamos ao 3° ponto fazemos o close (C) e fazemos REGION dessa face.
⚬ Utilizamos o comando ERASE:ALL REMOVE em que eleminamos tudo menos a face em que fizemos o region. Com o comando ARRAY CLASSIC selecionamos o objeto.
⚬ Apagamos uma das faces e mudamos de plano- UCS. Vamos repetindo o mesmo passo até originar o icosaedro, a mudança de plano, o array classic e ERASE de uma das faces. No final fazemos SURFSCULP do objeto para se tornar uma entidade.
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